Descubra quais são as 4 principais áreas de trabalho da biotecnologia

A área da biotecnologia é muito importante para o país. Ainda mais no Brasil, onde se tem muito na questão da “bio”. Portanto, trata-se de uma pesquisa e da aplicação de novas tecnologias na área da vida.

Assim sendo, tanto para quem ainda não escolheu uma profissão, como para quem tem o interesse de entrar em um mercado de trabalho importante para a economia do país, a biotecnologia é uma área interessante.

Foto: (reprodução/internet)

Ao ler as principais áreas de trabalho, você vai ver que existem diversas formas de atuar nesse campo aqui no Brasil. Importante considerar também que a biotecnologia é uma carreira importante, ainda mais quando se tem uma enorme preocupação com o meio ambiente.

1 – Agronegócio

No agronegócio, o principal campo de atuação da biotecnologia está no combate às pragas e outras doenças que acontecem tanto em lavouras como em rebanhos. Portanto, o profissional pode atuar tanto na agricultura como na pecuária.

Dessa forma, ele será responsável por desempenhar papéis como no desenvolvimento de plantas ou de alimentos. A ideia é criar produtos resistentes às pragas e aos herbicidas, por exemplo.

PROPAGANDA

O que o profissional da biotecnologia faz, no agronegócio, nada mais é do que trabalhar com a manipulação genética. Ao passo que pode produzir até mesmo alimentos que demorem mais para amadurecer, por exemplo.

O Brasil, atualmente, é um exemplo de exportador de bananas que viajam através do mar. Aí, os frutos acabam estragando durante a viagem e chegam ao destino sem condição de consumo.

2 – Indústria

Na indústria, as aplicações da área da biotecnologia talvez sejam as mais frequentes de toda profissão. Isso porque o biotecnólogo atua na produção de biocombustíveis.

E como todo mundo sabe, o Brasil é forte nos biocombustíveis. Assim, ele pode fazer de produtos sustentáveis, como madeira, cana de açúcar e milho o etanol usando em veículos.

Outra área de atuação dele na indústria é com os tecidos. Também existe a produção de tecidos de algodão, que pode ser tingido naturalmente e é um produto importante para a indústria.

Isso sem contar que os produtos biodegradáveis estão em alta, né.

3 – Saúde

O especialista e formado na área de biotecnologia também pode atuar no setor da saúde. Como? O foco, ao menos aqui no Brasil, está no tratamento e na prevenção de doenças.

Além disso, eles também atuam no desenvolvimento de pesquisas genéticas e no estudo de microrganismos.

Você já ouviu falar, ainda, da bioinformática? Ela é responsável pelo desenvolvimento de tecnologias que criam bancos de dados genômicos. Tudo isso através de programas de computadores mesmo.

4 – Meio Ambiente

O profissional da biotecnologia é importante para o meio ambiente quando trabalha em conjunto com esses ideias sustentáveis.

Assim, ele pode atuar na pesquisa de microrganismos que contaminam o solo, a água ou mesmo o ar. Assim como no desenvolvimento de biocombustíveis, como já falamos aqui.

Por fim, ainda em se pensando no meio ambiente, dá para considerar o aprimoramento do solo e os novos tipos ou variedades de plantas.

PROPAGANDA