BBC dá dicas para quem quer pedir um aumento de salário

Quanto mais você trabalha, a expectativa é que mais experiente e melhor você fique na sua função. O salário, muitas vezes, pode até ser satisfatório. Mas chega em um momento que o funcionário sente que precisa ser mais valorizado e receber um aumento. No entanto, a situação termina sendo um pesadelo para muitos.

Como pedir um aumento de salário? Qual valor pedir para acréscimo na remuneração? Qual o momento certo? Esses são os questionamentos que surgem nesse momento. Portanto, para auxiliar os empregados que se encontram nesse contexto, a BBC News Brasil fez um levantamento de algumas dicas.

Foto: (Divulgação/BBC)

A seguir, receba alguns conselhos preciosos sobre o que fazer e o que não fazer no momento de pedir um aumento de salário.

Sensatez e confiança são fundamentais

De acordo com Pip Jamieson, fundador de uma rede de contatos profissionais, a The Dots, solicitar uma melhora na remuneração pode revelar características muito positivas de um funcionário.

“Ninguém é demitido por pedir um aumento. Pelo contrário: pedir mais dinheiro mostra ambição e que você quer continuar na empresa.”

PROPAGANDA

Antes de tudo, realize uma pesquisa bem detalhada sobre o seu universo profissional. Um bom ponto de partida é começar visitando sites que evidenciem uma comparação de salários. Com uma rápida consulta, você encontrará diversas opções. Entre elas, o Salário BR. Neste endereço, é possível analisar a média salarial de cargos de diversos níveis, como trainee, júnior, pleno, sênior e master.

Após a pesquisa, junte argumentos bem estruturados para a sua proposta. Entre eles, você poderá mostrar seus bons resultados com metas alcançadas e contratos assinados. Quando juntar o melhor de seu desempenho, escolha um momento adequado para a conversa.

É recomendável pela BBC que no horário escolhido todos estejam de bom humor. Além disso, tente descobrir para quando a empresa que você trabalha pretende fazer a sua revisão salarial. Afinal, com quanto mais antecedência, maior a probabilidade de seu pedido ser atendido.

Dulcie Sheperd Swanston, autora do livro “Não é tão difícil” ( It’s Not Bloody Rocket Science na expressão original em inglês) comenta:

“Você tem que ser inteligente. Fale com seu chefe três ou quatro meses antes da próxima revisão salarial.”

E complementa:

“As qualidades que você precisa ter para obter um aumento são as que você precisa para ser um bom funcionário.”

Evite fazer quando pedir um aumento de salário

Para que o requerimento de aumento de salário seja bem sucedido, você também precisa evitar alguns pontos importantes.

Muitas pessoas acabam perdendo a oportunidade de ganharem mais justamente por não esperar o momento certo. Pedir um aumento muito cedo pode acabar até mesmo sujando a sua imagem dentro da companhia com uma ambição exacerbada. Primeiramente, busque mostrar os seus resultados.
Evite pedir aumentos para valores que estejam acima da faixa do mercado. Para isso, você teria que apresentar um bom motivo para ser considerado um profissional diferenciado na sua área. Swanston diz que “você estará sendo ingênuo se pedir acima (de sua faixa)”.

Por fim, quando chegar o momento certo, seja convicto em sua proposta. Mantenha a calma, a postura e o olhar fixo com o seu superior. Do contrário, você acabará demonstrando insegurança e dúvida sobre o que está pedindo. E, o mais importante, não ceda em sua indagação. Afinal, o primeiro a valorizar o seu trabalho precisa ser você mesmo.

“Se eles não quiserem te dar um aumento agora e não acham que você vale isso, pergunte-lhes o que aumentará seu valor e o que você deve fazer. Esse tipo de feedback é muito útil e prepara o terreno para a próxima discussão”

PROPAGANDA