Dicas para causar uma boa impressão no novo trabalho

A jornada para finalmente encontrar um novo trabalho pode ser longa. No entanto, com certeza o seu dia irá chegar e o desemprego deixará de ser a sua realidade. Esta conquista, apesar de ser muito positiva, traz algumas inseguranças junto. Além do medo, a ansiedade bate na porta e você acaba esquecendo de alguns pontos muito importantes para os primeiros dias.

É preciso estar muito atento para não causar uma má impressão no local de trabalho logo de cara. Por isso, hoje nós queremos te dar algumas dicas de conduta para começar bem no novo trabalho e ir se encaixando no time da melhor forma possível.

novo trabalho
Foto: (reprodução/internet)

Ficou interessado por este assunto? Não deixe de ler a continuação deste artigo e receba dicas poderosas para a sua estreia no seu novo trabalho!

Mantenha a calma

Quando não se tem muita experiência no mercado de trabalho, é muito natural que você acabe querendo mostrar serviço nos primeiros dias. Afinal, na sua cabeça é preciso provar para os outros que a empresa fez uma boa escolha em te selecionar para compor o time. No entanto, esta atitude pode não ser bem interpretada pelos seus novos colegas de trabalho.

Além disso, isso pode limitar o seu processo de aprendizagem. Ninguém começa a trabalhar em um lugar novo sabendo 100% do processo utilizado para que o negócio funcione. Então, aproveite os seus primeiros dias para ir com calma e aprender tudo o que é necessário. Não tenha uma postura invasiva, primeiro ouça as pessoas e depois mostre o porquê de estar alí.

ANÚNCIO

Nunca é ruim ser gentil e simpático

Às vezes, você pode acabar chegando em um novo lugar com uma postura muito fechada e um semblante nada simpático. Isso é normal para algumas pessoas, representa uma forma de se defender de possíveis ameaças. Porém, isso não irá soar bem no seu novo trabalho.

Não expressar gentileza e simpatia pode gerar inúmeros tipos de interpretações das pessoas que estarão convivendo com você. Por isso, seja gentil com todos, seja prestativo e atencioso com os demais. Não importa se a sua função é a de um simples estagiário ou a de um coordenador, preste atenção em todos.

Valorize o equilíbrio

Tenha em mente que a postura que você apresentar nos primeiros dias de trabalho deverá ser mantida nos próximos. Afinal, é preciso que você seja verdadeiro em seus pensamentos, na dedicação e no esforço. Por isso, sempre haja com naturalidade.

Não se mate de trabalhar para mostrar resultados logo de cara se esta não é a sua rotina. Permita-se ir evoluindo dia após dia e conquiste o seu espaço de forma natural. Se você sustentar uma falsa aparência nos primeiros dias, não irá demorar muito para a verdade vir à tona.

Esteja disponível para os colegas de trabalho

Disponibilidade para aprender e compartilhar conhecimentos é uma ótima forma de causar uma boa impressão. Isso irá evidenciar a sua humildade em admitir que não sabe de tudo e que também não tem interesse em guardar para si tudo o que sabe.

Aliás, esta estratégia de não dividir com os outros as suas experiências e vivências não é uma boa opção há muito tempo. No fim das contas, isso provocará apenas antipatia das pessoas sobre você.

Pergunte e pergunte muito

Você só irá conseguir compreender bem os processos e as políticas da empresa em que está trabalhando se for questionador. Não deixe para ir entendendo as coisas com o passar do tempo, sempre que achar necessário, vá e pergunte.

Renata Filippi, especialista da consultoria Mariaca, pontua:

“Você passará a contribuir objetiva e estrategicamente com os colegas que estão ali no mesmo barco. Para isto, é preciso entender muito bem como tudo funciona no novo trabalho.”

Compreenda a cultura da empresa

Fale quando necessário mas nunca deixe de ser um bom ouvinte nos primeiros dias no novo trabalho. Então, vá aprendendo como funciona a cultura organizacional da empresa, o comportamento dos funcionários e as características próprias do negócio.

Em hipótese alguma faça críticas, mesmo que alguns aspectos soem de forma cômica ou estranha. Também descarte as piadas, este ainda não é o momento para fazer brincadeiras com a turma nova.

ANÚNCIO