Emprega Brasil permite encontrar vagas de trabalho no seu município

O Emprega Brasil é um site lançado pelo Ministério do Trabalho, o MTE. Ele tem a finalidade a auxiliar o trabalhador brasileiro. E também dá apoio aos empreendedores e empresas.

Portanto, por lá é possível encontrar uma plataforma online completa. Tem vagas de emprego, assim como informações sobre benefícios trabalhistas e sociais. Que são de direito dos funcionários contratados com Carteira de Trabalho.

Foto: (reprodução/internet)

Portanto, em um único lugar dá para consultar vagas de emprego e agendar entrevistas. Além de consultar o saldo do seguro desemprego e do abono salarial, por exemplo.

Abaixo você descobre mais sobre como funciona o Emprega Brasil. E fica sabendo também como fazer a busca por vagas de trabalho. Considerando que tem aplicativos gratuitos para celular que facilitam a busca.

Como encontrar as vagas de trabalho?

É o próprio Ministério do Trabalho que diz que na primeira versão do Emprego Brasil, o candidato vai ter as vagas abertas apresentadas conforme o local de trabalho.

PROPAGANDA

Dessa forma, as vagas apresentadas estarão no mesmo município da residência do candidato.

E, outro detalhe importante é que a vaga aberta tem que estar em conformidade com o perfil de cada pessoa cadastrada.

Por isso, o MTE diz que se você não encontrar uma vaga de trabalho disponível tem uma solução. A solução é atualizar o seu currículo nos postos de atendimento do SINE ou no próprio portal do Emprego Brasil.

Como se cadastrar no Emprega Brasil?

Tanto para se cadastrar no Emprega Brasil como para atualizar o cadastro no site o passo à passo é o mesmo.

Antes de tudo, o interessado deve cadastrar uma senha. E isso é feito na página de acesso do Emprega Brasil. Então, o candidato tem que inserir os dados pessoais para criar a senha.

Entre os dados solicitados estão: número de CPF, nome completo, telefone para receber SMS de confirmação e o endereço de e-mail.

Para cadastrar a sua senha e começar a pesquisar as vagas abertas, clique aqui.

Como ter o cadastro ativo no Emprega Brasil?

Agora, tem um detalhe importante. Após inserir as informações no site citado acima, saiba que o site vai avaliar as informações. E isso acontece através do CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Após isso, o candidato vai precisar responder a 5 perguntas sobre o histórico laboral. Se acertar 4 de todas ou mais, vai receber a senha provisória.

Agora, se acertar menos do que 4, então, vai precisar esperar 24 horas para fazer uma nova tentativa de cadastro no Emprego Brasil.

Lembrando que esse acesso não é apenas para encontrar vagas de emprego, como também para ver os benefícios sociais: seguro desemprego e abono salarial.

Aplicativo

O Emprega Brasil trabalha em conjunto com o Sine Fácil. O Sine Fácil é uma plataforma focada apenas nas vagas de empregos. Portanto, uma boa ideia para quem tem cadastro no Emprega Brasil é baixar o app do Sine Fácil também.

Ele está disponível no iOS e no Android.

PROPAGANDA