5 habilidades diferenciadas para quem busca emprego, conforme o LinkedIn

Em meados de junho deste ano, o LinkedIn fez uma pesquisa que mostrou algumas habilidades mais procuradas em todo mercado de trabalho. E isso tem o foco na tecnologia, que deve trazer novas revoluções no mundo.

Além das habilidades, o LinkedIn também apresentou outro dado importante. Até 2022, a tecnologia vai tomar mais de 75 milhões de empregos em todo o planeta.

habilidades
Foto: (reprodução/internet)

Só que, por outro lado, até esse prazo novos 133 milhões novas ocupações serão abertas, ainda com base nas tecnologias e a partir dos impactos disso no mercado de trabalho.

Sabendo disso, não é difícil entender porque as habilidades interpessoais é que continuam sendo destacadas pelos recrutadores.

Com base no levantamento do LinkedIn, os empregadores estão, por enquanto, com bastante dificuldade em encontrar pessoas com essas 5 características – que você vai ver a seguir.

PROPAGANDA

1 – Pensamento Crítico e Resolução de Problemas

O pensamento crítico é algo que está totalmente ligado às novas tecnologias.

Hoje em dia, não temos uma comunicação passiva como a TV e sim a internet, onde todo mundo pode falar e comentar e sugerir e opinar.

Isso já aumenta o senso crítico. No entanto, a indicação é a de que a leitura de livros é que tem feito a diferença.

E o resultado é o que as empresas mais buscam: a resolução de problemas.

2 – Adaptabilidade e Flexibilidade

Isso tem a ver com o horário de trabalho, por exemplo.

Todo mundo está mais flexível – desde que se apresente os resultados.

Você tem que se adaptar à esse novo mercado. Às novas tecnologias. Novas oportunidades.

3 – Comunicação

A comunicação é algo que mudou. Mas, ser comunicativo continua sendo importante. Talvez você não precise ser aquela pessoa que conta uma super história, mas se souber fazer uma postagem bacana pode gerar vendas.

A comunicação é algo diferenciado, que nunca tivemos contato antes.

Afinal, tudo funciona por meio dos smartphones. E para quem sonhava com conversar com o celular, isso é totalmente possível hoje em dia. E os assistentes virtuais que comprovam!

4 – Liderança

A ideia de liderança é a de não ser um chefe chato e rabugento, com o qual estávamos acostumados a ver e lidar.

Líder é aquele que leva à diante, sabe? Que organiza, que ajeita aqui e que põe a mão na massa também. Hoje já não se tem tanto espaço para chefes… É preciso ser líder.

5 – Inovação e Criatividade

A criatividade é algo que está sendo cada vez mais requisitada. Não adianta ter uma resposta compacta e tradicional. Você tem que ser original, diferente e trazer algo que nunca foi feito antes.

Isso é ser criativo e inovar. E essa é uma característica que pode te ajudar a conseguir um emprego nessas novas oportunidades que já estão surgindo.

Os dados da pesquisa

A pesquisa foi apresentada pela vice-presidente de Talento do LinkedIn, Feon Ang.

Ela avalia que o desenvolvimento de tais habilidades é feito em conjunto com as empresas.

Do lado dos profissionais, o segredo é serem proativos para procurarem o desenvolvimento.

“Tudo está relacionado. Você precisa estar bem e não ser ótimo, necessariamente. Porque quanto mais você fizer isso, melhor você ficará”.

PROPAGANDA