Como utilizar a música no ambiente de trabalho

ANÚNCIO

A música transforma a mente e o espírito, através dela, todo o nosso humor pode se transformar em questão de minutos. Pesquisas comprovam que as canções elevam a concentração da maioria das pessoas ou a tiram totalmente, a depender do ritmo, estilo musical e até mesmo, a letra reproduzida nela.

Portanto, se você está  estressado, teste ouvir um pouco de música tranquila. Ou se 25 estiver precisando de concentração, existem playlists específicas para isso! Quando precisamos produzir mais, o estresse acaba atrapalhando a nossa linha de raciocínio.

No entanto, a demanda vai permanecer, mesmo que você não consiga reduzir o estresse. Uma saída para que você consiga produzir sem tédio e com maior concentração, teste ouvir música!

A música está inteiramente lugada com a nossa produção, harmonia e sossego. Nada melhor do que essas três coisas para um ambiente de trabalho prazeroso e cheio de criatividade.

 

ANÚNCIO
música
Foto: (reprodução/internet)

E porque não utilizar esse calmante natural, para produzir mais no seu trabalho? Algumas pesquisas mostram que escutar a sua música favorita reduz a tensão, proporcionando a sensação de felicidade, tornando aquela situação estressante em algo mais produtivo, principalmente em relação ao trabalho.

Inclusive quando o corpo está estressado, os nossos músculos tendem a ficar tensos, sendo uma reação reflexa ao estresse. É uma maneira que o corpo encontra de se proteger contra lesões e dor.

Uma agência online de marketing, chamada WebpageFX, foi buscar essas respostas a partir de diversos estudos realizados. Expôs os resultados da pesquisa no infográfico Whistle while you work: Impact of music on productivit publicado na área de negócios do LinkedIn com as seguintes informações

  •  61% dos funcionários escutam música no trabalho para se sentirem mais felizes e produtivos
  •  88% deles realizam um trabalho mais preciso quando estão ouvindo música
  • 77% de donos de pequenos e médios negócios acreditam que a música levanta o astral da equipe

Então, é nítido que a música eleva a produtividade e a auto-estima dos funcionários, portanto, vamos observar quais são os benefícios que ela nos fornece para que possamos ponderar se vale a pena ou não, trabalhar com os fones de ouvido.

Música animada para combater o sono

Músicas animadas para momentos em que é necessário fôlego ou quando o funcionário está sentindo sono para realizar as atividades diárias.

Criatividade 

Uma pesquisa britânica realizada pela psicóloga Emma Gray, especialista em comportamento cognitivo, mostra que músicas de 50 a 80 batidas por minuto são as mais indicadas, isso porque permite o cérebro absorver e lembrar de informações de forma mais fácil. 

Eleva a concentração 

Quando você precisa de muita concentração, evite as músicas animadas e ouça algo suave e com o volume baixo, sugerimos a música clássica ou instrumental, pois melhoram o desempenho do intelecto. 

Tira a ansiedade para ir embora

Algumas canções podem reduzir o estresse e faz com que você se desloque mentalmente para outros locais. Portanto, você não vai ficar torcendo para ir embora o tempo todo ou focado no relógio, ouvindo o bom e velho, “tic-tac”.

Nem tudo são flores

É importante ressaltar que não há uma relação clara entre música e produtividade, depende muito da música que você esteja ouvindo, depende também da tarefa que está sendo executada. Algumas pessoas gostam de silêncio absoluto para ter concentração e um bom desempenho profissional.

Conclusão

A música pode ser uma ótima aliada para o ambiente profissional, no entanto, sempre é bom ter moderação. Aposte nos fones de ouvidos para não atrapalhar os colegas. Escolha as músicas com sabedoria, para que não aconteça o efeito reverso para você.

Músicas calmas em momentos de concentração e mais agitadas em momentos de bater metas rápidas. Procure saber se no seu ambiente de trabalho é permitido o uso de fones de ouvidos, ou até mesmo, se pode realmente ouvir músicas.

 

ANÚNCIO