Aprenda a se cadastrar de graça para vagas de figurante na Globo

Se você está afim de fazer parte de uma novela ou atuar em um seriado na Globo (maior rede de televisão do Brasil) e ainda ter oportunidade de contracenar com aquele ator ou atriz famoso, uma boa ideia é conhecer a forma de se cadastrar para as vagas abertas.

A Globo tem um site que permite o acesso às vagas de emprego abertas, inclusive, para aquelas de figurantes. E, abaixo, você descobre como se inscrever de graça.

Trabalhar na Globo

Conhecer o seu ídolo bem de perto pode ser o sonho de muita gente, mas isso não significa que você também será famoso.

Mas, o que é e o que faz o figurante? Ele é aquele profissional que atua como um ator, mas tem papéis menos fundamentais para a trama. É uma forma de ganhar uma renda extra.

A rede Globo é a principal emissora de televisão do Brasil e uma das maiores do mundo, foi fundada por Roberto Marinho em abril de 1965, seu sinal é transmitido por quase todo território brasileiro.

Sua sede administrativa é localizada no Rio de Janeiro, no Jardim Botânico.

O Projac, local onde fica seus principais estúdios de produção está localizado em Jacarepaguá, possui mais 4 filiais distribuída pelo Brasil em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

O que é ser figurante?

Figurante é o profissional que aparece bem rapidamente em uma cena preenchendo a composição do cenário.

Ele não assume o papel principal, muito pelo contrário, quando atua em novelas e séries, não tem nem fala, apenas aparece por alguns segundos, seja conversando ou comendo algo no fundo da cena principal.

Na TV brasileira atual existem muitos atores e atrizes famosos, que encantam o público fazendo papeis de protagonistas, sendo que iniciaram suas carreiras como figurante em novelas.

São casos como Bruno Gagliasso, Juliana Paes, Adriana Esteves, Humberto Martins, Flávia Alessandra entre outros.

Perfil de um figurante

Não existe um perfil exato para ser figurante, mas, sabe-se que não é necessário ter um padrão de beleza pré-definido e muito menos um curso superior.

Esse profissional, na verdade, precisa ter fotos bem apresentáveis e que esteja mais naturais possíveis, sem muita maquiagem.

Serão feitos vários testes pela Rede Globo e você pode ser figurante de novelas, séries, comerciais, propagandas.

Por isso, durante as avaliações você será designado para um tema em específico.

Pode ser que você tenha o perfil exato para fazer um comercial sobre sabonetes e mesmo que essa vaga aberta no momento, as suas informações serão armazenadas na lista de espera para que futuramente entrem em contato.

Quanto ganha o figurante da Globo?

O cachê para ser figurante pode variar de R$ 50,00 por dia á R$150,00, sendo que não é um salário mensal e sim uma renda extra recebida por dia dependendo das horas trabalhadas.

O valor dependerá de como você participará da cena e será necessário ter disponibilidade de até 12 horas, caso precise ultrapassar esse horário é acrescentado como hora extra.

O almoço é oferecido pelo Projac, no próprio refeitório.

Veja como se candidatar gratuitamente

O primeiro passo é entrar em contato e se cadastrar em uma das agências credenciadas de figuração da rede globo, elas ficam localizadas no Rio de Janeiro/RJ e em São Paulo/SP.

Esses são locais que são sedes dos estúdios cinematográficos das emissoras e por consequência ambiente onde acontecem as gravações.

Para realizar o cadastro a agência solicita fotos do perfil, idade, o bairro e a cidade onde mora.

Qualquer pessoa pode se candidatar, o importante que se enquadre no perfil do figurante e tenha disponibilidade de horários para gravação.

Mesmo que ainda não haja vagas disponíveis você entrará para a “lista de espera” e quando surgir uma oportunidade que represente as suas características, a emissora entrará em contato.